domingo, 12 de junho de 2011

Mundo Livre S/A

Quem diria que na veia de Fred 04 corre a mesma lama do movimento Manguebeat idealizado pelo imortal Chico Science? Bom, pra vocês isso pode não ser nenhuma novidade, mas para mim quanto mais eu lia sobre a história da banda Mundo Livre S/A mais eu ficava estupefata. Além do mais, como é rica a história do Manguebeat. Tentarei narrá-la aqui como ela merece.

Pra início de conversa, por que o mangue foi escolhido como berço dessa nova cultura musical? Para se ter uma ideia, o manguezal é um dos ecossistemas mais férteis e diversificados do planeta e sua biodiversidade se traduz em uma significativa fonte de alimentos para o homem. Aí vem a grande sacada de Chico: fazer um paralelo dessa riqueza na diversidade dos mangues com a música de Recife que, por ventura, une vários ritmos musicais, como Maracatu, Rock, Música Eletrônica, Hip Hop, Funk e isso tudo caracterizaria o movimento. Genial não? É claro que a criatividade desse cidadão foi muito além, mas são cenas para os próximos posts.


Graças ao Manguebeat que, inclusive, repercutiu sua pluralidade em outros expoentes culturais, como Cinema e Artes Plásticas, Recife se consagrou como pólo musical pois diversas bandas emergiram do mangue. Transformada pelo movimento, Recife vira outra cidade, a "manguetown".


Mas o que é que Fred 04 tem haver com tudo isso? Ele e seus amigos Chico, Jorge Du Peixe, além dos futuros integrantes do Nação Zumbi, fincaram os pés na lama e colocaram o conceito Manguebeat em prática com suas composições e melodias. Fred escreveu o primeiro manifesto do movimento chamado "Caranguejos com Cérebro" e ajudou a construir sua história, cuja influência marcou a cultura brasileira.


A nível de curiosidade, narrando um pouco mais da história do vocalista da banda Mundo Livre S/A, Fred Rodrigues Montenegro nasceu na cidade de Jaboatão dos Guararapes, estudou no Colégio Militar do Recife e fez Jornalismo na UFPE. Curtia o "samba-blues" de Jorge Ben, punk rock e marxismo. Sua primeira banda de verdade se chamou "Trapaça", seguida pela "Serviço Sujo" (com influências de bandas do ABC Paulista), quando adquiriu o apelido de "Rato" (suas letras tinham forte influência do escritor George Orwell).


Na década de 80 a banda "Serviço Sujo" abre alas para "Mundo Livre S/A". "Rato" vira "Zero Quatro" (dois últimos dígitos do seu RG) e toca ao lado de dois dos seus irmãos, o baixista Jr. Areia e o baterista Tony, com um tom mais amadurecido e certo cinismo. Otto fez parte da banda (percussão) até 96, quando partiu para a carreira solo. Na década de 90 começa a história de Fred com o Manguebeat, o que tornou a banda Mundo Livre S/A mais pública. Em 97 Fred escreve o segundo manifesto Mangue "Quanto vale uma vida?", dada a morte do seu amigo e comparsa Chico Science em um acidente de carro.


Então galera, não deixem de ouvir o samba-punk da banda Mundo Livre S/A, como eles mesmos sintetizam na fórmula "Jorge Ben e Johnny Rotten no mesmo groove". É um som maneiro, cheinho de conteúdo, que marcou território no meu Mp3 Player. Meus xodós são: "Soy Loco Por Sol", "Édipo, o Homem que Virou Veículo", "Free World", "Meu Quinto Elemento", "Destruindo a Camada de Ozônio" e, claro, "Meu Esquema". 


Segue alguns sites interessantes para quem quer se aprofundar mais na história da banda.


Site Oficial
Entrevista
Manifestos
Discografia







Um comentário: